Registrato: exigência de login único de acesso foi adiado para março

Banco Central optou por dar mais um prazo para cidadãos se adaptarem

Para acessar o Registrato, sistema do Banco Central (BC) de consulta a dados financeiros, o cidadão precisará de conta no Portal Gov.br. A mudança, que entraria em vigor a partir deste mês de fevereiro, vai ganhar mais um mês. O prazo foi adiado para o dia 1º de março.

Em nota, o BC informou que o adiamento ocorreu para “dar aos cidadãos mais tempo para se adaptar ao novo formato de acesso ao Registrato sem enfrentar maiores transtornos”.

O que é Registrato?

O Registrato é uma plataforma do Banco Central na qual encontram-se informações financeiras importantes do cidadão. Por exemplo, é possível ter acesso a dados sobre empréstimos ativos no nome do cidadão, bancos e corretoras em que este possui conta, chaves PIX, dívidas, se o CPF foi usado por terceiros e muito mais.

O objetivo do serviço é levar mais transparência para os cidadãos sobre seus dados financeiros e também reunir em um só lugar todas essas informações.

Cadastro gratuito

O cadastro na conta gov.br é gratuito e pode ser realizado a qualquer momento, de forma rápida e simples, na página https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br. O login permite o acesso ao portal, tanto por computador como por dispositivos móveis.

O Banco Central já havia aprovado a nova forma de acesso ao Registrato no mês de setembro do ano passado, Inclusive, na época, o órgão já havia concedido alguns meses de prazo para permitir que os cidadãos que ainda não tivessem uma conta no Portal Gov.br pudessem criar o login.

De acordo com o BC, a maioria dos usuários prefere usar a conta.gov.br para acessar os serviços do órgão oferecidos no portal único, mesmo quando existem outras opções.

O login único foi usado em 97% dos acessos ao Fale Conosco, em 94% para o Protocolo Digital e 82% no caso do Registro Declaratório Eletrônico – Investimento Estrangeiro Direto.
Portanto, o cidadão ganha mais um mês para se adequar a nova forma de acesso ao Registrato.