Carteira Digital: gratuidade e segurança aceleram adesão ao formato digital

A versão digital da carteira de identidade profissional tem ganhado adeptos por todo o país. Desde o seu lançamento, em abril de 2019, a preferência por esse formato tem crescido entre os profissionais da contabilidade

Por Luciana Melo Costa
Comunicação CFC

A versão digital da carteira de identidade profissional tem ganhado adeptos por todo o país. Desde o seu lançamento, em abril de 2019, a preferência por esse formato tem crescido entre os profissionais da contabilidade. Os motivos alegados são a gratuidade e a maior segurança na proteção dos dados.

Outro catalizador da adesão é a facilidade de obtenção do documento. Os profissionais que já possuem a carteira física (emitidas desde 2007) podem efetuar o donwload do app CRCDigital, já disponível nas plataformas digitais (App Store e Play Store), gratuitamente e digitar o CPF e utilizar a senha do seu CRC ou do Sistema on-line do CFC.

Os profissionais que ainda não possuem carteira de identidade profissional deverão contatar o respectivo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para a coleta dos dados e de imagem e, posteriormente, realizar o donwload do app CRCDigital, conforme explicação acima.

Cabe ressaltar que a mudança para a carteira digital – para quem tem a física – não é obrigatória. Entretanto, o formato digital, além de ecologicamente adequado, é amplamente aceito em tribunais, aeroportos e na Receita Federal do Brasil (RFB). Com essa iniciativa, o CFC se alinha às diretrizes do Governo Federal, preconizada na Lei nº 14.129/2021, que dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública, entre outras coisas, e contribui para modernização dos serviços públicos prestados ao cidadão.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi a primeira entidade de classe a disponibilizar o formato digital da carteira de identidade profissional, seguindo a tendência da administração pública de digitalizar seus produtos e serviços, assim como já ocorre nos Departamentos de Trânsitos (Detrans) estaduais (Carteira Nacional de Habilitação), Ministério da Economia (Carteira de Trabalho Digital), Tribunal Superior Eleitoral (Título de Eleitor), entre outros.

Passo a passo da obtenção

1º) Baixe na App Store ou Play Store o app CRCDigital.

2º) Digite o CPF e a senha a senha do seu CRC ou do Sistema on-line do CFC.

3º) Pronto, a sua carteira já está disponível para uso. E é gratuita.