Marketing B2B ganha força e novas referências no Brasil

Especialistas analisam tendências, desafios e a evolução das estratégias entre empresas no país

O marketing B2B vive um momento de virada no Brasil. Em um cenário marcado por ciclos de vendas longos, tomada de decisão complexa e menor disponibilidade de bibliografia local, empresas têm buscado caminhos mais estratégicos e mais, colaborativos para profissionalizar suas práticas. A publicação “Jornada Marketing B2B”, lançada recentemente em São Paulo, surge como um marco dessa evolução ao reunir mais de 20 especialistas de segmentos como tecnologia, energia, educação e seguros.

Com curadoria de Simone Justinio, diretora de Marketing da Delfia, a obra busca suprir uma lacuna do mercado: a escassez de bibliografia nacional voltada ao B2B a partir de realidades brasileiras. “Acreditamos no poder do marketing B2B para transformar negócios e marcas, especialmente em segmentos que por muito tempo atuaram nos bastidores”, afirma Simone.

A Delfia também patrocina o projeto e reforça, com isso, sua aposta em inovação e maturidade digital no ecossistema corporativo. Ainda, a publicação aponta caminhos para empresas que buscam se adaptar às complexas jornadas de compra entre empresas, cenários nos quais decisões envolvem múltiplos stakeholders, ciclos longos e uso de canais digitais.

Especialistas internacionais reforçam essa urgência. A consultoria Gartner estima que, até 2025, cerca de 80% das interações de vendas entre empresas e clientes B2B vão ocorrer em canais digitais, refletindo a transformação do relacionamento corporativo para ambientes online. O livro aborda temas que ganharam protagonismo nas estratégias das empresas, como ABM, uso de inteligência artificial, storytelling, conteúdo focado em geração de demanda e a ascensão do branding no B2B, que antes era visto como secundário e hoje, crucial para diferenciação em mercados competitivos.

O B2B brasileiro realmente vive uma fase de profissionalização acelerada. Um exemplo é a estratégia desenvolvida pela Cadastra, empresa de serviços de tecnologia, comunicação e dados, para o Compra Agora durante a campanha de ‘Black Ofertas’, que multiplicou os cliques em 12 vezes com aumento superior a 1.100% em comparação ao ano anterior, demonstrando a força de uma abordagem alinhada às necessidades reais do varejo.

“Criamos uma estratégia para ampliar o alcance e a performance do marketplace, considerando todos os canais e pontos de contato da jornada de seus usuários. Com tomadas de decisão baseada em dados, temos fortalecido a presença da marca e construído um vínculo mais duradouro com o seu público”, pontua Adriana Campos, COO da Cadastra e CEO da Adtail.

Em um Brasil onde o marketing B2B ainda luta por maturidade e referências, “iniciativas como “Jornada Marketing B2B” ajudam a estabelecer bases mais sólidas para que o setor avance em maturidade com dados, protagonistas do mercado e cases que inspiram a próxima geração de estratégias corporativas” conclui Simone Justinio, da Delfia.